quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Departamento Médico de um clube de futebol I

Refletindo como deveria ser o primeiro assunto do meu blog, me pareceu óbvio que falar sobre como funciona (ou deveria funcionar) o departamento médico (DM) seria o mais indicado. Tendo trabalhado na coordenação médica do Fluminense por quase 10 anos e interagindo com a mídia e com a torcida, é muito evidente que as pessoas não tenham ideia da rotina, responsabilidades, cobranças e atitudes dos profissionais responsáveis pela saúde dos jogadores.

Apesar de só ser lembrado nos momentos críticos, o DM desempenha um papel fundamental, desde a admissão do mesmo e principalmente no dia a dia. Talvez muitos não saibam, mas o contrato de um jogador é assinado pelo presidente do clube, pelo atleta e pelo médico. Infelizmente, a cultura do futebol cria grande empecilhos para trabalhos preventivos onde os médicos e fisioterapeutas são na maioria das vezes excluídos.

Irei abordar no blog inúmeros tópicos para que aqueles interessados passem a ter uma noção correta da função de cada profissional e até onde vai a responsabilidade do médico. Já para as pessoas começarem a refletir vai a seguinte pergunta: Alguém acha que depois de liberado do DM o atleta vai direto para o campo jogar? Existe portanto o papel de outros profissionais e seus respectivos trabalhos até um jogador ser liberado para um coletivo e, principalmente, para um jogo. Isso gera uma responsabilidade obviamente dividida e jamais individualizada.

O DM de um clube é formado pelos médicos, fisioterapeutas, nutricionista, massagistas, e em muitos clubes psicólogos, dentistas e enfermeiros. O coordenador tem como função organizar e dirigir a interação entre todos esses profissionais, objetivando o bem estar do atleta e a cura dos inúmeros problemas decorrentes do esporte.

As relações mais complexas dos membros do DM são com os demais profissionais da comissão técnica (fisiologista, preparadores físicos treinador e seus auxiliares), com os dirigentes, a mídia e ao meu ver com os torcedores. O problema é que essas pessoas são leigas na área médica e, obviamente, não tem de longe a noção exata das lesões, apesar de alguns se acharem conhecedores por estarem no futebol há anos.

Infelizmente, trabalhar no futebol, mesmo que por longo tempo, não credencia ninguém a entender a realidade dos problemas médicos. Temos, no entanto, que compreender a ansiedade do treinador, a frustração dos dirigentes, quando arcam com salários altos e não podem contar com um jogador, e da torcida, ansiosa e divinamente passional, essência básica do futebol.

O maior exemplo dessas dificuldades é a comparação feita entre atletas diferentes com lesões também diferentes, gerando críticas nos olhos de quem entende de medicina despotiva absurdas. Seria como banalizar a medicina. Comparar resultados de tratamentos entre diferentes seres humanos contraria conceitos básicos da medicina, não somente no esporte, mas no dia a dia dos ambulatórios e consultórios medicos.

Tendo feito esse tópico como introdução no próximo abordarei como é o dia a dia dos profissionais do DM, contusões mais frequentes e responsabilidade de cada profissional.

É um prazer ter a oportunidade de abordar esse assunto somente lembrado em momentos delicados.

Saudações Tricolores com muita fé no título do Campeonato Brasileiro de 2010!

Comentários:
Olá como vai? Estamos sentindo sua falta, é um prazer ter vc como blogueiro vou adorar comentar seus posts, estamos na torcida para o título e para a volta de um excelente médico no flu, ainda não dá mas um dia quem sabe, quem ganhará será o flu que está entregue as baratas mas como otimista que sou espero dias melhores. Abraços de um tricolor não tão ilustre quanto vc RODRIGO DURÃO
 
Parabéns pela iniciativa de expor e, acima de tudo, explicar o funcionamento do DM de um clube. Estou na expectativa pelos próximos "posts".

Um abraço,

Marcelo
 
Dr. Simoni,

Poucas vezes vemos um profissional botar a cara a tapa e você é um deles. Acompanho os sites do Flu e sempre via seus comentarios na Sempre Flu. Hoje, sou colunista do Flu no site Bola Pra Quem Sabe (www.bolapraquemsabe.com.br) e o convido a ler minhas colunas. E aproveito o ensejo, para lhe pedir um favor: gostaria de fazer uma pequena entrevista com 5 perguntas sobre DM no Futebol para publicar no site.

Desde ja agradeço.

Sds.

Leo Medina
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Dr. Simoni,

Meu nome é Felipe tenho 25 anos, eu o conheço desde quando o fluminense jogava nas laranjeiras, onde o senhor mais o meu tio sentavam juntos para assistir ao jogos atras do gol. Desde então todas as vezes que o vejo na mídia me lembro desses jogos no qual o senhor estava. Tomara que volte para o seu clube de coração.

felipe
 
QUE HORROR!!
O Felipe deve ser sobrinho do tricolor barbudo!!
Saudades de trás do gol das Laranjeiras,não dos times!! mas do tempo!! éramos jovens e conhecedores só do lado legal do futebol, sem sacanagens e trairagens!!
Boa Sorte no blog.
Teco.
 
Me desculpe,dr.mais o senhor chamou fisiologistas,preparadores físicos de leigos?
Como leigos se os cursos em q se formaram pertencem a área da saúde??
Será q entendi errado?hummmm
 
Dr. Simoni,

Obrigado!!

Caíque.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Carlos Antonio
Inicialmente fisiologia é uma área de especialização tanto da educação física quanto eventualmente da medicina.
Preparadores físicos são formados em educação física. Independente de serem da área da saúde são considerados
leigos na ciência médica . Do ponto de vista da análise diagnóstico e terapêutica os fisiologistas médicos são os únicos
não considerados leigos, os profissionais da educação física são considerados leigos em medicina. O que tem que ficar claro é que preparadores físicos e fisiologistas ( não médicos ) não são preparados nem treinados na medicina da mesma forma que o médico é considerado leigo do ponto de vista da preparação física mas não da fisiologia , matéria que faz parte do curso de medicina. Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraços. Michael Simoni
 
Boa tarde e obrigado aos amigos que leram e fizeram comentários

Abraços

Michael Simoni
 
Parabéns pelo blog. Vai esclarecer muita coisa pra todos nós torcedores, que adoramos dar pitaco sem saber exatamente do que estamos falando.
Sucesso com o blog.

Abraços,

Victor Richa
 
O Felipe lembrou das Laranjeiras, o Teco do tricolor barbudinho, e eu de quando você ganhou o boné do Sadi goleiro do Criciúma que ficamos pegando no pé num jogo.
Parabéns pelo BLOG pelo que sei é único na área, grande sorte!
 
oi Marcelo
essa história do Sadi é única...rsss....ganhei o boné de tanto perturbar o cara..
Abs e obrigado pelas palavras
michael
 
Michael,

Mais uma vez peço a gentileza de responder algumas perguntas minhas para que eu possa colocar na minha coluna do site www.bolapraquemsabe.com.br

Aí vão elas:
- estágio atual dos DMs cariocas em comparação com os paulistas
- parcela de responsabilidade do jogador no processo de recuperação
- o quanto um CT,  trabalho em dia integral e concentração ajudam
- estágio físico dos jogadores q vem da Europa
 
Conheço Dr Simoni desde os tempos de roxy roller!!
Além de grande médico,grande tricolor e roqueiro.
Abraços e boa sorte!!
Xulé e Itamar.
 
Nossa.....Xule e Itamar !!!
qts anos sem saber de vcs...era show a nossa amizade...
espero q agente mantenha contato
michael
 
oi Leo
vamos as suas respostas :
1) Estruturalmente estamos muito atrás dos clubes de Sao Paulo, Belo Horizonte , Curitiba e Porto Alegre. O Vasco tem uma estrutura um pouco superior. Falta um CT de verdade para os clubes do Rio.
2) A parcela do atleta é igual a de um paciente. Se ele colabora as coisas andam , senão colabora atrapalha.
3) acho que na resposta 1 já ficou claro sobre o CT. Acho que para um clube de futebol moderno ser vitorioso precisa de um CT. Mas não adianta acomodar com coisas "mais ou menos"...
4) Os jogadores que vem da Europa muitas vezes estavam parados e dessa forma tem q ser recondicionados. Uns se adaptam melhor e mais rapidamente, outros demoram mais. São muitas variáveis,,
abs
michael
 
Meu nome é Jorge Lopes. Sou ortopedista e pertenço ao Departamento Médico do Fluminense em Xerém. Tivemos pouca oportunidade de nos conhecermos melhor,mas eu admirava a sua dedicação e trabalho na Coordenação do Departamento Médico de Futebol Profissional. Aproveito este momento para parabenizá-lo por esse seu interessante projeto. Sucesso. Um grande abraço.
 
oi Jorge..Prazer em falar com vc que é meu colega.
Obrigado pelas palavras e espero que o seu momento também chegue ( se obviamente for bom para sua vida)
Meu ciclo se encerrou mas continuo na batalha para tentar trazer um pouco de conhecimento as pessoas.
abs
michael
 
Deve ser complicado mesmo trabalhar nessa área, ainda mais no futebol que é cheio de paixão e pouca razão.
 
Caro doutor michael.
Me tire uma dúvida,o sr estudou no Colégio Fontainha??
Marcelinho.
 
Doutor Michael Simoni,sou tricolor fanático,mas moro no Nordeste,em Fortaleza.

Por favor esclareça a um torcedor leigo e apaixonado como eu,porque nossos jogadores demoram tanto a se recuperar enquanto outros não?

O doutor já esclareceu que a recuperação depende do jogador tambem.Sendo assim,uma vida desregrada fora de campo,pode atrasar a recuperação do atleta?

Ou seria a estrutura precária do futebol carioca(vide comentarios na midia) que tambem influi na recuperação desses atletas?

Saudações tricolores de um tricolor esperançoso pelo titulo!
 
Caro Eudes
O conceito que nossos jogadores demoram mais é equivocado. As pessoas comparam lesões diferentes e sempre esquecem quando os nosso se recuperam rápido. Do momento q se compara lesões diferentes o equívoco aparece. O Diguinho por ex teve uma rotura completa de todo complexo ligamentar medial do tornozelo e voltou a jogar em 40 dias. Vamos comparar lesoes do mesmo tipo? Gilberto no Cruzeiro voltou em 45 dias e Willians no Flamengo em 2 meses. No entanto as pessoas desconhecendo as lesões dizem banalmente que o Diguinho demorou após uma entorse do tornozelo.
Já provei estatisticamente para torcedores , hoje amigos que o conceito comparativo leva a conclusões erradas.
Obviamente ter um CT estruturado influencia assim como o atleta ser obediente e ter uma vida regrada com boa alimentação, treinamento e descanso. Isso não quer dizer que ele não pode ter vida social mas com bom senso.
Abraços
michael
 
Dr. Simoni, realmente faço das suas as minhas palavras... o Washington é além de um jogador diferenciado, um ser humano muito bom e além disso um HOMEM e um ATLETA acima de tudo... e digo mais.. imagino que pelo menos 95% dos atletas que praticam futebol de forma profissional não se dedicariam da forma que ele faz, mesmo ciente de seus problemas de saúde...


Parabéns Coração Valente!! Guerreiro Tricolor!!
 
Parabéns,Simoni...muito bom o seu Blog...super esclarecedor!Tô te acompanhando aqui tbm! Beijinhos Tricolores!!!
 
Prezado Dr. Simoni,

Tenho ouvido que Ganso, foi sugerido ao Flu pelo TS3. Viria para o Flu até dezembro de 2011 com passagem comprada para o Milan. Isso permitiria ao clube italiano poupar boa parte da multa contratual do jogador. Seri bom ter este cracaço ao lado do nosso Conca. O que acha?

Venho falando há algum tempo que esse tal de Fred é enganador e pipoqueiro.Qual foi o jogo importante que decidiu a nosso favor? Quando decidiu um Fla-Flu? Além disso se batem nele ele some do jogo. Mais de R$ 700 mil por mês, o custo-benefício é alto demais na minha opinião. Concorda?

E o caso Emarson? Que moleque!

Essas e outras discussões estão no meu blog: tricoloremtodaaterra.blogspot.com. seria uma honra se desse uma olhadinha de vez enquanto. Ele é novo e estou convidando pessoas de bom nível para fomentar discussões interessantes.

Saudações tricolores.

José Marcos C. Antunes
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]