terça-feira, 2 de novembro de 2010

Washington: palmas para um vencedor


Tinha definido uma sequência para os assuntos que iria abordar no blog, onde o objetivo inicial é esclarecer o funcionamento de um Departamento Médico e abordar os problemas do dia a dia. No entanto, uma cena no jogo contra o Grêmio me fez mudar a temática desse post. Que todos sabem que o Conca é um craque isso é óbvio, mas talvez não saibam o significado do seu gesto ao deferir ao Washington o seu segundo gol na partida.

Em 2008, quando Washington foi contratado pelo Fluminense, eu como médico, obviamente conhecedor dos problemas enfrentados pelo jogador no passado, fiz minha usual investigação. Caramba. um jogador portador de diabetes mellitus tipo I (insulino-dependente) com história de isquemia cardíaca, colocação de 1 stent (estrutra metálica que mantém as artérias coronárias dilatadas) e posteriormente mais 2 stents, necessitando de dois tipos de insulina além de um anti-agregante plaquetário (medicação que diminui a velocidade de coagulação do sangue)??? Será que com tudo isso dá para jogar futebol ? Ainda mais na última década , famosa por acidentes fatais em campo por problemas cardíacos? Me lembrava até um episódio de House !!!

Muito bem amparado e responsabilizado pelo excelente cardiologista de Curitiba Costantino Costanini e com todos exames cardiológicos mais moderno atualizados dentro dos padrões normais, o jogador se apresentou ao Fluminense. Credenciado por ser um artilheiro nato, tendo feito 34 gols numa única edição em 2004 onde o Atlético-PR foi vice campeão, conversei com meu colega Edilson Thiele do clube rubro-negro de Curitiba, que me disse : ele não fica de fora de jogo por contusão e detesta ficar sem fazer gol. Fica indócil e extremamente infeliz quando isso ocorre. Com a convivência em 2008 pude perceber que as duas informações dadas pelo colega correspondiam 100% a verdade. Com uma grave entorse de tornozelo ocorrida em Edson Passos , sabendo que na época o Dodô estava suspenso e o Somália operado, ele não desfalcou a equipe em nenhum jogo, apesar da severidade da lesão.

Me lembrei então da primeira vez que fiz um jogo com Washington em campo. No entanto, ele defendia o adversário. Uma vitória do Fluminense contra a Ponte Preta no Maracanã por 3 x 2 em 2001 , num jogo decidido na prorrogação. Ao final do jogo, percebi o jogador olhando para a nossa torcida com a admiração que ela merece. Ali percebi que um dia ele ainda seria jogador do Fluminense. No entanto, até 2008, muita coisa aconteceu na vida dele; coisas boas obviamente (inclusive passagem pela Seleção Brasileira), mas principalmente a sua batalha para conseguir continuar a ser um jogador profissional. Lembro que em 2003 ele chegou a ser vetado pelo próprio Atlético-PR para depois de 6 meses em tratamento ser aprovado e voltar a brilhar.

No nosso Fluminense nem preciso dizer a sua importância na Taça Libertadores da América. Algum tricolor consegue esquecer o gol de cabeça aos 46 do segundo tempo contra o São Paulo nas quartas de final? E o gol de falta que nos colocou de volta no jogo contra o Boca na semi? Mais ainda, sofreu um pênalti clamoroso ainda no primeiro tempo contra a LDU não marcado pelo árbitro, situação que poderia nos ter dado o título.

Nesse ano de 2010, onde estamos brigando com muita força pelo título tão desejado, vejo um Washington brigando, lutando e mesmo angustiado pelo momento sem os gols, participando ativamente de lances capitais como por exemplo o último gol nosso no campeonato. Seu sorriso no fim do jogo, se mostrando contente com o resultado, as chances pelo título e a homenagem dos companheiros mostra um pouco dessa personalidade marcante e positiva dele.

Se formos campeões - e tenho muita confiança que seremos - Washington terá sido um jogador fundamental. Acho que somente os profissionais da area da saúde sabem o significado de ser um jogador com 3 stents no coração, usando insulina de dois tipos e um anti-agregante plaquetário, logicamente mais predisposto a sangramentos. Sei que essa admiração é compartilhada com boa parte da torcida. Essa semana numa conversa com uma jovem e apaixonada torcedora do Fluminense chamada Wannessa Pereira, a mesma me confidenciou que prepara um documentário sobre o jogador tal a sua admiração e carinho pelo nosso jogador.

Retorno ao ano de 2001 , vejo quase 10 anos atrás aquele jogador da Ponte Preta que apavorava a nossa defesa e transporto ele com a camisa tricolor, a mais linda que existe e só tenho uma coisa a dizer: Washington, obrigado por você ter vestido a camisa do Fluminense na sua carreira. Obrigado por você ter ensinado aos atletas do futebol que é possível vencer situações adversa de muita gravidade. Tive muito orgulho de ter trabalhado com você e digo.

Palmas para um vencedor !!

Boa sorte e Rumo ao Título de 2010!

Obs: todas as informações de cunho médico foram autorizadas pelo jogador.


Comentários:
Dr. Simoni

Parabéns pelo belíssimo texto, e principalmente pelo personagem que é o CORAÇÃO VALENTE, um dos nossos maiores GUERREIROS.
O assunto abordado é de conhecimento, porém não em detalhes e complexidade, agora mais do que nunca vemos o quanto este atleta luta para estar sempre a disposição para os jogos e porque da sua insatisfação por as vezes não marcar nenhum gol, portanto a demonstração de competitividade dele e as participações em todos os jogos possíveis são muito mais importante para o resultado e conquistas.

E mais uma vez parabéns pelo texto e pelo profissional que voce é.

Seremos Campeões.

Saudações Tricolor.

Willyan Sales
 
CORAÇÃO VALENTE,GUERREIRO TRICOLOR...WASHINGTON É MATADOR !!!


Samarone Oliveira

Saudações Tricolores !!!
 
Eu adorei o texto, acho que todo mundo sabe que o Wash é um idolo para mim, não só no futebol mas tb na vida, um exemplo de superação e dedicação. É muito bom ver que tem pessoas que pensam como eu, que veem o grande homem que eu vejo mesmo diante de tantas dificuladade...

Obrigada pela citação, sucesso nesse blog.

e que venha a taça o/
 
Prá quem busca exemplos de atletas e se espelha em jogadores com muito potencial e vida desregrada, aprendam que o esportista que honra e dignifica sua profissão é aquele que é comprometido de verdade.
Posso gostar ou não gostar do futebol do Washington, mas tenho absoluta certeza que ele se doa ao máximo a camisa que veste.
Outros eu não tenho como comentar, pois para eles futebol é apenas diversão entre momentos de lazer.
 
Linda mensagem Dr. Simoni...e muito justa por sinal...
Nosso Coração valente é um Guerreiro, que anda meio sem sorte. mas que a sorte aparecerá na hora certa...se Deus quiser.
ST.
 
Parabéns pela iniciativa, Dr. Simoni.

Seja como FLUZILA ou assistente, que Wash volta ao bom FLUTEBOL => bola que na rede dos putos!!

0/
 
Parabens Dr. tricolores como voce sao muito importantes para o Flu.
Saudacoes tricolores, seremos campeoes!!!

Joao Quintanilha.
 
concordo com tudo que diseram,já pensou se outros do flu tivessem a mesma responsabilidade no trabalho,ele e conca merecem fazer os gols do titulo se DEUS quiser.
Dr. simoni, comente pq o frede demora tanto para voltar das contusões.
veto.ba@hotmail.com
 
Texto comovente e editado com a alma de legítimo tricolor. Parabéns Dr. Simoni.
 
Washington fará o gol do titulo
 
Muito bom o texto Simomi...acho q Washington ainda vai aparecer na hora certa nessa reta final...Abraço,Felício...São Luís.
 
sério. Qualquer assunto sobre o Xitão me faz chorar! Foda!
 
Sou um grande fã do Wash, e do Simoni, duas pessoas que admiro muito.
Falar sobre o Wash nem é tão difícil, o cara passa por tudo que passou e hoje tá aí, no comando de ataque de um dos maiores times do mundo.
Maior artilheiro da era dos pontos corridos.
Tô com ele, ele é um ídolo pessoal meu, vitorioso, e vai nos dar a ajuda pro campeonato.
 
Que orgulho ter uma pessoa como o Washington no Fluminense, um homem de caráter e excelente profissional. É por isso que eu o admiro e gosto tanto dele. Um exemplo de superação, garra e perseverança. Palmas para vc, guerreiro.
Adoro Washington!!!! Coração Valente, guerreiro tricolor, Washington é Matador!!!! =)
 
Wash é ídolo por tudo que fez no futebol. Independente da equipe em que está jogando.

Mais do que ninguém ele merece esse título...

ST!
Renata Jamus
 
Coração valente guerreiro tricolor, Washington é matador!!!!

Eu sempre puxo essa, queiram ou não, nas arquibancadas!

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

AMOR ETERNO QUE ME DOMINA
 
Washington. Campeão da vida.
 
Sou Tricolor de coração, totalmente apaixonada. E é com muita emoção, que digo: A cada dia, o meu amor pelo FLU aumenta mais, pois é esta sensibilidade que é muito peculiar à nossa torcida que me faz acreditar sempre que seremos campeões. Nossos jogadores são guerreiros de verdade!! E o nosso CORAÇÃO VALENTE é o maior exemplo disto.
Quanto ao Simoni... não poderia ter sido mais feliz. Obrigada!!
 
Ameiii mto essa matériaaaa.. mto feliz pelo Washi estar feliz estar sempre lutandooooo... torço mto por você SEMPRE...
e FAZ 1 GOL PRA MIM e levanta essa taça que esse brasileiro é SEU! Washi estamos sempre com você!
 
Excelente texto do Dr. Simoni. Mas pra mim tá implicito aí uma crítica ao Fred. Enquanto um tenta de todas as formas se superar, agir contra o próprio corpo, o outro aceita a situação e vai levando, de Veloso em Veloso.
Obrigado Washington, pelo grande exemplo de ídolo que é.
Parabéns Dr. Simoni pelo belo texto e pela bela homenagem.
 
E ainda existem uns imbecis(na minha ótica é claro!!) que o criticam.
Exemplo de jogador e ser humano!!
Se não está fazendo gols??? azar dos gols!!
CORAÇÃO VALENTE GUERREIRO TRICOLOR!!
WASHINGTON É MATADOR!!!
PS. O sr ainda não me respondeu se estudou no colégio Fontainha.
Marcelinho
 
Rafael
Obrigado pelo elogio ao texto mas em momento nenhum o objetivo foi tecer críticas ao Fred. O texto apenas enaltece um atleta com uma série de problemas clínicos que brigou muito para continuar a ser profissional. O assunto com o Fred está encerrado completamente da minha parte e acho que assim como o Washington ele tem uma série de virtudes.
ST
michael
 
Dr Simoni, parabens pelas palavras ao nosso literalmente guerreiro washington
Pois não e qualquer um que vence desta forma na vida.

Admiro muito seu trabalho, e sempre gostei de ver voce a frente do DM do fluminense. É uma pena que aconteu esse lance entre voce e o Fred, Pois tambem gosto muito dele como atleta, Mas como profissional só você mesmo pode saber o que aconteceu de verdade nessa história toda.

Enfim gostaria de saber se há a possibilidade de voce voltar um dia ao fluminense, afinal voce tem uma historia no meu clube de coração e te agradeço muito por isso.
Um abraço, e aqui fica o pedido humilde se é possivel que voce responda esse meu simples comentario pelo meu email, pode ser?
wellington_furioso@hotmail.com

Saudaçoes tricolores, Abraçoo!!
 
Dr, parabéns!!!!!!!!!!!! Ele merece todos os seus comentários e ponderações. É um herói, um guerreiro de verdade!

W 99 me emociona! Adorei que vc tenha um blog! Muito bom, temos muito a aprender com vc. Se tiver contato com Wannessa Pereira, diga a ela que se precisar de ajuda estou ao dispor, sou relações públicas e jornalista e adoraria ajudar.

St, e rumo ao tri!
 
oi Wellington
obrigado pelas palavras
não voltarei mais a trabalhar no Fluminense como médico profissional...isso é irreversível..meu ciclo se encerrou com muito orgulho.
abs e ST
michael
 
Alo Simoni, médica que sou e tricolor "convicta" (como dizia nosso querido Manoel Schwartz) além de apaixonada pelo nosso Fluzão compartilho cada palavra deste lindo texto! Washington é um guerreiro! Inacreditável a força de superação dele! Grande abraço! Luisa Toscano
 
A pergunta que não quer calar!!
Estudou ou não no Fontainha???
 
Oi Marcelinho....nunca entrei no Fontainha na minha vida....

Luisa....obrigado, vc com certeza entendeu bem o que o texto passou...

ST
michael
 
ok.achei que voce havia estudado lá com o josé antônio
abcs Marcelinho
 
Dr. Simoni, realmente faço das suas as minhas palavras... o Washington é além de um jogador diferenciado, um ser humano muito bom e além disso um HOMEM e um ATLETA acima de tudo... e digo mais.. imagino que pelo menos 95% dos atletas que praticam futebol de forma profissional não se dedicariam da forma que ele faz, mesmo ciente de seus problemas de saúde...


Parabéns Coração Valente!! Guerreiro Tricolor!!
 
Parabéns pelo texto.
Eu, e tenho certeza, muitos tricolores, não tinham ideia da extensão dos problemas que o Washington enfrenta diariamente.
Realmente, é um exemplo de vida e um orgulho para o Fluzão tê-lo em campo com a nossa camisa.
Espero que ele e todos nós estejamos no dia 5 de dezembro levantando a taça de campeão brasileiro.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]